quinta-feira, 29 de abril de 2010

Definição de violência contra as mulheres

"Qualquer acto, omissão ou conduta que serve para infligir sofrimentos físicos, sexuais ou mentais, directa ou indirectamente, por meio de enganos, ameaças, coacção ou qualquer outro meio, a qualquer mulher, e tendo por objectivo e como efeito intimidá-la, puni-la ou humilhá-la, ou mantê-la nos papéis estereotipados ligados ao seu sexo, ou recusar-lhe a dignidade humana, a autonomia sexual, a integridade física, mental e moral, ou abalar a sua segurança pessoal, o seu amor próprio ou a sua personalidade, ou diminuir as suas capacidades físicas ou intelectuais”
(Declaração sobre a Eliminação de todas as Formas de Violência Contra as Mulheres, O.N.U, 1993)

segunda-feira, 19 de abril de 2010

"Violência Doméstica   é a violência, explícita ou velada, praticada dentro de casa, usualmente entre parentes. Inclui diversas práticas, como  violência e o abuso sexual contra crianças, violência contra a mulher, maus-tratos contra idosos, e a violência sexual contra o parceiro."


"O Código Penal Português prevê e pune os crimes de violência doméstica.
Com as alterações ao Código Penal, introduzidas pela Lei n.º 7/2000, de 27 de Maio, o crime de maus tratos passou a assumir a natureza de crime público, o que significa que o procedimento criminal não está dependente de queixa por parte da vítima, bastando uma denúncia ou o conhecimento do crime, para que o Ministério Público promova o processo. "


As mulheres estão cada mais, a impor-se sobre o que acham justo... já lá vai o tempo em que nos tínhamos que sujeitar a tudo...


Não deixa de ser um verdadeiro massacre para a mulher, e para as crianças que vivem debaixo do mesmo tecto. Todos se apercebem mas ninguém quer saber... encobrem-se num manto ... vai-se lá saber porque, quando maioritariamente "metem a colher onde não são chamados", e quando deviam ser chamados... não "metem a colher"!?


Numa verdade dura de engolir, existem mulheres que sofrem um vida toda... outra dizem "apenas um vez... foi 1ª e ultima". Crianças que crescem com medos, que sentem dificuldades em socializarem com um mundo, mundo esse que lhe deu um ambiente em casa digno de um filme de terror.
Esperar mais para quê. Vamos tornar a humanidade mais humana... mais digna de viver.

domingo, 18 de abril de 2010

A permanência em relações violentas pode pôr em risco a própria vida; em Portugal, todos os anos morrem mais de 50 mulheres vitímas de violência doméstica.